Fale comigo
Logo Psicologa Adriana Pires
Fale comigo

A procrastinação e suas razões

Você sabe o que significa procrastinar? O ato de deixar para depois o que poderia ser feito agora.

Muitas pessoas ansiosas, depressivas, perfeccionistas têm esse hábito. Em geral, as pessoas entendem esse comportamento como sinal de preguiça ou de uma escolha racional de quem procrastina, mas será que é só isso?

Pelo contrário, a procrastinação pode até ser um dos sinais de depressão ou de algum trauma que faz com que a pessoa postergue o contato com o sentimento ou pensamento aversivo. Por exemplo, pessoas que cresceram em ambientes de muita cobrança familiar ou que cresceram em ambientes mais hostis.

E sim, para a neurociência, a procrastinação é um comportamento inconsciente relacionado à capacidade do cérebro de adiar uma recompensa imediata para dedicar-se a tarefas avaliadas como chatas ou difíceis.

A baixa autoestima também pode estar relacionada a esse hábito, pois a pessoa produz crenças negativas que colocam em dúvida as suas capacidades para executar a tarefa, o relatório de trabalho e etc. Sendo assim, já que acredita não ser capaz de fazê-lo, posterga.

Pessoas perfeccionistas também procrastinam muito porque ficam esperando o momento ideal para fazer a tarefa e o medo de errar faz com que evitem esse momento.

Formas de lidar com esse comportamento são desenvolver novos hábitos de organização diária, como dividir as tarefas em metas alcançáveis, a identificação dos gatilhos que fazem adiar as tarefas e a tolerância à ansiedade e aos pensamentos e sensações aversivos que se passam no momento da procrastinação.

Se há uma grande dificuldade em se organizar e superar esse hábito, a psicoterapia EMDR pode ajudar.

 

Blog

A procrastinação e suas razões

Você sabe o que significa procrastinar? O ato de deixar para depois o que poderia ser feito agora. [...] Leia mais
Quarta-feira , 30/06/2021

O que é e como funciona a terapia Cognitivo-Comportamental

A Terapia Cognitivo-comportamental, também conhecida como TCC, é uma abordagem de psicoterapia bre[...] Leia mais
Quinta-feira , 17/06/2021

Em que a Terapia EMDR difere dos outros métodos psicoterápicos?

Se comparada a métodos tradicionais, apresenta maior eficácia, pois alcança melhores resultados o[...] Leia mais
Quinta-feira , 17/06/2021
Veja mais