Fale comigo
Logo Psicologa Adriana Pires
Fale comigo

O que é Terapia EMDR?

O EMDR é uma nova forma de psicoterapia, nascida nos estados Unidos na final da década de 80, criada pela psicóloga Francine Shapiro. Tem sua fundamentação teórica baseada nos achados atuais da neurociência. Possibilita o reprocessamento de lembranças difíceis e dolorosas através da integração do conteúdo neuronal de ambos os hemisférios cerebrais. Isso quer dizer que qualquer lembrança difícil pode ser passada a limpo pelo cérebro e deixar de ser lembrada com as emoções difíceis que a acompanharam.

Com a Terapia EMDR é possível reduzir a intensidade da emoção sentida durante a recordação de um evento traumático e reprocessar as memórias dos eventos que não passaram por esse processo naturalmente na época do acontecimento.

Em que a Terapia EMDR difere dos outros métodos psicoterápicos?

Se comparada a métodos tradicionais, apresenta maior eficácia, pois alcança melhores resultados ou resultados equivalentes em menos tempo. Seu funcionamento também é diferente de todos os outros métodos psicoterápicos, pois seu modo de definir o problema, a possibilidade de tratá-lo e o foco da psicoterapia são singulares.

Na terapia EMDR, as memórias traumáticas relacionadas ao estresse atual são localizadas e reprocessadas com o uso da estimulação bilateralizada visual, auditiva ou tátil. Depois de reprocessado o evento passado, novos eventos no presente não servirão como disparadores para os mesmos sentimentos que foram vividos no passado. De acordo com as suposições básicas da terapia, quando o reprocessamento houver terminado, os sintomas das crenças negativas internas que levam a sentimentos negativos desaparecerão.

Na Terapia EMDR, não oferecemos ferramentas para lidar com o problema, mas em vez disso, removemos o problema. Quando o problema é removido, os sintomas deixam de existir.

Essa terapia é reconhecida?

A Terapia EMDR foi aprovada pelo NREPP – National Registry of Evidence-Based Programs and Practeces que faz parte do Substance Abuse & Mental Health Administration do U.S. Departamento f Health and Hman Services, que é a mais alta qualificação possível para o reconhecimento da validação científica de uma abordagem psicoterapêutica. Além de aprovado pelos departamentos de saúde mental de Israel, Irlanda do Norte, Inglaterra, França e Suécia. Atualmente, a Terapia EMDR é indicada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para tratamento de TEPT (Transtorno de Estresse Pós-Traumático).

Em que tipos de situações a Terapia EMDR é útil?

Originalmente, o método foi desenvolvido para tratar estresse pós-traumático de veteranos e guerra americanos que lidavam com memórias traumáticas após a Guerra do Vietnam, mas com o tempo ampliaram-se as possibilidades de intervenção para:

Como posso te ajudar?